1. Áries
  2. Touro
  3. Gêmeos
  4. Câncer
  5. Leão
  6. Virgem
  7. Libra
  8. Escorpião
  9. Sagitário
  10. Capricórnio
  11. Aquário
  12. Peixes

Férias de verão: 5 cuidados para a saúde da criança nas viagens

  • Envie este link a um amigo
  • Compartilhe em: Compartilhe no Twitter Compartilhe no Facebook Compartilhe no Orkut

Não importa se o destino é a praia ou o campo: quem viaja com crianças precisa incorporar novos hábitos e uma lista mais extensa de produtos a serem transportados nas malas!  Quem faz o alerta é o pediata Ciro Domenico Giaccio. ''O verão é a época por excelência de diarreias, dermatoses, insolação, alergias, lesões e entorses, picadas de insetos e afogamentos'', afirma.  Com pequenos cuidados, todos esses problemas podem ser evitados.

 
Para prevenir a criançada dos riscos mais comuns que podem ocorrer no verão, o médico aponta cinco dicas essenciais para adotar nas viagens:

 

1.      Inclua na bagagem: Os itens básicos que não podem faltar na mala de viagem são álcool gel, protetor solar (de preferência FPS 15 ou maior) contra raios UVA e UVB, creme hidratante, repelente de insetos a base de DEET, água mineral, frutas e lanches, brinquedos, mamadeira ou copinho com válvula, lenços umedecidos, colherzinha, fraldas de pano, fraldas descartáveis e pomada contra assaduras.  Não conte com a sorte: nem sempre você os encontrará no seu local de destino.  E, sem eles, pequenos contratempos, como uma picada de inseto, podem acabar com sua viagem.

 

2.      De carro, ônibus ou avião, o trajeto deve contemplar: Uso de assentos de segurança adequados para a idade, sendo que as crianças pequenas, geralmente, podem se sentir incomodadas com o uso cinto por longas horas. Uma boa dica é distraí-las com jogos e brincadeiras. ''Planeje paradas durante o trajeto a cada duas horas, por dez minutos ao menos, para o relaxamento corporal'', sugere Giaccio. Os alimentos oferecidos devem ser preferencialmente líquidos, dados de forma fracionada, isto é, pequenas quantidades em vários momentos. Nas longas viagens de carro, o ar quente e seco da estrada (e até mesmo o ar condicionado do carro) faz com que as bochechas das crianças fiquem rosadas e ressecadas, por isso, a sugestão é aplicar creme hidratante com frequência. Atenção: Nunca deixe uma criança sozinha no carro, nem mesmo por um minuto.

 

A viagem de avião também requer cuidados: Para ter um pouco mais de conforto, reserve lugar na primeira fileira, que comumente possui espaço maior. Desta forma, é possível evitar o incômodo a outros passageiros do vôo, por conta de, por exemplo, choro de bebê. Como a subida ou a descida do avião pode provocar dor de ouvido, encoraje o bebê a mamar ou a sugar uma mamadeira neste momento. Já para as crianças, pode ser uma boa saída oferecer chiclete ou líquidos com canudo. Em viagens internacionais com fusos horários diferentes, comece a ajustar o horário de sono do seu bebê com dois a três dias de antecedência.

 

3.      Alimentação: Procure manter a mesma rotina dos alimentos que você dispõe no dia a dia para o seu filho. ?Geralmente, quem viaja tem dificuldade de encontrar os mesmos alimentos que consome em casa, portanto, garanta o bem-estar da sua criança e leve o mesmo leite em pó e, se possível, a mesma água mineral para preparar a mamadeira?, recomenda o pediatra. Prefira sempre as frutas descascadas na hora, pois além de serem alimentos ricos em água, são de fácil digestão e de rápido preparo. Em viagens curtas, prefira levar de casa um lanche, que é sempre o mais seguro. Evite opções que necessitem refrigeração, pois são as mais facilmente perecíveis. Todos os alimentos devem ser bem cozidos e servidos quentes. Para os bebês, a amamentação é a melhor maneira de reduzir os riscos de doenças transmitidas pelos alimentos ou pela água. E ainda: ofereça muito líquido.

 

4.      Exposição solar: Evitar os horários de calor excessivo é regra primordial. Deve-se ainda aplicar protetor solar adequado nas crianças meia hora antes de sair dos locais e reaplicá-lo após transpiração e exposição à água. De preferência, coloque bonés ou chapeuzinhos de aba larga, assim como óculos escuros. Já os bebês precisam de proteção extra contra o sol por causa de sua pele mais fina e sensível, deste modo, sempre os mantenha nas sombras e com roupinhas leves de algodão, que cubram o corpo todo.

 
5.    Segurança: Como as casas de veraneio ficam muito tempo fechadas e costumam acumular bolor, o que pode desencadear uma crise de bronquite, é sempre conveniente mantê-las arejadas. Se a acomodação for em hotel, certifique-se de que o local possua quartos seguros, com dedetização adequada, carpete higienizado e escadas ou varandas com proteção. É interessante saber se o hotel usa pesticidas e herbicidas adequadamente em seus jardins, já que o contato com a grama pode desencadear crises de rinite em crianças com predisposição a alergias. Além disso, aranhas e insetos podem se esconder no quarto ou entre as roupas, por isso, não esqueça de utilizar telas e repelente de insetos a base de DEET, reaplicando a cada duas ou três horas. Não permita que bebês brinquem na areia ou na terra, áreas que possuem acúmulo de germes e cáusticos, como os coliformes fecais, produtos químicos e até larvas e parasitas. E mais: em locais com muitas pessoas, como nas praias lotadas, sempre que possível coloque pulseirinha de identificação no seu filho com nome e telefone para contato.

Fonte: Dr. Ciro Domenico Giaccio, pediatra e professor do curso de Medicina da Universidade Cidade de São Paulo ? UNICID

  • Envie este link a um amigo
  • Compartilhe em: Compartilhe no Twitter Compartilhe no Facebook Compartilhe no Orkut

Outras Notícias

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

  1. Conselhos dos signos Melhore sua vida com os astros
  2. Céu de Agosto As previsões do seu signo, por Isabel Mueller
  3. Simpatias Poderosas Traga seu amor de volta com 5 infalíveis...
  4. Perdido? Organize seu futuro
  5. Numerologia Pessoal Saiba calcular seu poder social
  6. Simpatias 31 simpatias fáceis para o amor
  7. Inveja e Olho Grande 10 Dicas para se proteger
  8. Doenças de pele Proteja-se!
  9. Numerologia Residencial Calcule a energia da sua casa e revitalize seu...
  10. Simpatias 12 Simpatias Infalíveis - amor, amarração,...
  1. Cuidados com a maquiagem nos olhos Oftalmologista alerta sobreos riscos do mau uso...
  2. Velha ficava a sua avó! 20 dicas para manter a forma e beleza na melhor...
  3. Existe dieta ideal? Especialistas tiram suas dúvidas
  4. Educação Dicas do Poder para transformar sua vida
  5. 29 de agosto Astral Aniversariante do dia, Horóscopo do Amor,...
  6. Simpatia Namoro dar casamento
  7. Salmo 46 Para agradecer bênçãos, vitórias, um amor...
  8. Oração do dia São João Batista
  9. Oração do dia Santo Agostinho
  10. Simpatia Para salvar união
  1. Simpatia Conquistar alguém especial
  2. 19 de agosto Astral Aniversariante do dia, Horóscopo do Amor,...
  3. Céu de Agosto As previsões do seu signo, por Isabel Mueller
  4. Prosperidade Dicas para ter mais sucesso
  5. Simpatias Poderosas Traga seu amor de volta com 5 infalíveis...
  6. Simpatias Para afastar rival
  7. Perdido? Organize seu futuro
  8. Salmo 45 Para superar as dificuldades e atrair sorte nos...
  9. Lua Fora de Curso Veja como influencia a sua vida
  10. Simpatias Quentes 16 simpatias de amor, fogo e paixão

Bemzen Shop

© bemzen. Todos os direitos reservados.

Webroom Soluções Interativas