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Alimentos integrais: Por que são a melhor escolha?

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Os alimentos integrais são aqueles que não passaram pelo processo refinamento, e dessa forma, ainda possuem as películas que envolvem os grãos. Essas películas são ricas em nutrientes como fibras, vitaminas e minerais.

Já os alimentos brancos ou refinados como é o caso do arroz branco e da farinha branca, utilizada para o preparo de tantos alimentos comuns ao nosso consumo como pães, macarrão, bolachas entre outros, são quase que completamente isentos de bons nutrientes se tornando calorias vazias para nosso corpo.

Os alimentos integrais nutrem o nosso organismo garantindo um metabolismo eficiente e um funcionamento adequado dos órgãos como pâncreas, fígado e cérebro. Enquanto que os refinados acabam por prejudicar ao longo da vida o funcionamento e produção adequada de hormônios trazendo facilmente doenças como o diabetes, hipertrigliceridemia, síndrome metabólica, hipoglicemia de rebote, depressão e excesso de cortisol.

Além disso, o carboidrato refinado é utilizado como nutriente pelas bactérias ruins do intestino. Neste caso os indivíduos que fazem desses alimentos suas preferência terão uma maior quantidade de bactérias ruins no intestino e garantirão sua sobrevivência e crescimento apresentando sintomas como intestino preso ou solto, má absorção de nutrientes, gases, indigestão freqüente, sensibilidade do estomago e intestino, deficiência na eliminação de toxinas entre outros.

Os alimentos integrais por conterem fibras, apresentam um processo digestivo mais lento adequando a liberação de insulina pelo pâncreas e o controle dos níveis de cortisol o que faz a prevenção do diabetes e da formação de gordura localizada.

Consumir alimentos refinados diariamente é quase como consumir uma grande quantidade de açúcar diariamente. E é por isso que venho aqui alertá-los sobre esses alimentos e incentivá-los a dar preferência aos integrais e aprender a consumi-los diariamente como alimentos energéticos principais da sua alimentação.

Fica a dica: Dê preferência aos integrais e faça deles sua escolha principal.

O que seriam os integrais e seus derivados:
Arroz integral
Farinha de trigo integral
Pão integral
Bolacha integral
Massa integral
Aveia
Quinoa
Milho
Grãos em geral
Granola
Cereais matinais integrais

 

FONTE: Debora Sorgi, nutricionista
 

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