1. Áries
  2. Touro
  3. Gêmeos
  4. Câncer
  5. Leão
  6. Virgem
  7. Libra
  8. Escorpião
  9. Sagitário
  10. Capricórnio
  11. Aquário
  12. Peixes

Adoce, açucares e adoçantes: As diferenças e a indicação da nutricionista

  • Envie este link a um amigo
  • Compartilhe em: Compartilhe no Twitter Compartilhe no Facebook Compartilhe no Orkut

Hoje uma diversidade de açucares e adoçantes são encontrados nas prateleiras de supermercados, causando grande confusão na hora de escolher qual é o melhor, o mais saudável ou o menos maléfico a saúde e que ainda apresente sabor agradável. Portanto descrevo os tipos existentes e lhes apresento a minha indicação.

Vamos aos tipos de açúcar:

Açúcar cristal: Para que o resultado seja este tipo de açúcar, o caldo de cana passa por processos de purificação, evaporação, cristalização, centrifugação e, por último, pela secagem. É o que sofre menos processos químicos quando comparado aos açucares refinado e confeiteiro.

Açúcar refinado: Diria que é o mais comum. Com grande uso doméstico. É um tipo de açúcar conquistado a partir da diluição do açúcar cristal. A calda obtida passa por diversos processos até chegar ao peneiramento. A porção mais fina é separada para a obtenção do açúcar de confeiteiro e, o restante, é o açúcar refinado.

Açúcar de confeiteiro: Após o peneiramento do açúcar para a separação dos grãos que vão dar origem ao açúcar refinado e de confeiteiro, amido é adicionado. A finalidade da junção é evitar a aglomeração dos pequenos cristais, formando assim, o açúcar de confeiteiro.

Açúcar light: Ele é obtido a partir da junção açúcar refinado e adoçante artificial sucralose que apresenta poder de dulçor 600 vezes maior que o da sacarose. Desta forma a ingestão calórica é menor.

Açúcar mascavo: por não passar pelo processo de refinamento, a qualidade nutricional do açúcar mascavo é melhor, em relação ao açúcar refinado. Ele apresenta vitaminas e minerais que não estão presentes na versão refinada.

Açúcar demerara : açúcar granulado de coloração amarela, resultante da purgação do açúcar mascavo, e com teor de melaço em sua composião. Lembra um açucar cristal, mais escurecido.

Açúcar orgânico: o diferencial deste tipo de açúcar é que a cana utilizada em sua fabricação é cultivada sem fertilizantes químicos. Além disso, o açúcar orgânico utiliza processos apoiados na sustentabilidade do meio ambiente, desde o plantio até a etapa final. Suas características nutricionais se assemelham com as do açúcar mascavo. Portanto, apresenta uma quantidade maior de vitaminas e minerais em relação ao açúcar refinado.

As principais diferenças aparecem no gosto, na cor e na composição nutricional de cada tipo. A regra básica é a seguinte: quanto mais escuro é o açúcar, mais vitaminas e sais minerais ele tem, e mais perto do estado bruto ele está. A cor branca significa que o açúcar recebeu aditivos químicos no último processo da fabricação, o refinamento. Apesar de esses aditivos deixarem o produto bonitão, eles também "roubam" a maioria dos nutrientes. Portanto minha recomendação fica para o mascavo e para o orgânico.

Agora os adoçantes:

Stévia: É extraído da stévia, planta originária da Serra do Amambaí, na fronteira do Brasil com o Paraguai. Adoça cerca de 200 vezes mais do que a sacarose. É o único adoçante de origem vegetal produzido em escala industrial.

Aspartame: É uma proteína adocicada produzida a partir de dois aminoácidos encontrados normalmente nos alimentos. É 43 vezes mais doce do que a sacarose . Não deve ir ao fogo porque em altas temperaturas sofre uma reação que causa perda do sabor doce. É contra-indicado para os portadores de fenilcetonúria (incapacidade do organismo de metabolizar a fenilalanina). Esta anomalia é rara e geralmente é diagnosticada ao nascimento

Sucralose: É o único adoçante derivado do açúcar. É derivado do açúcar através de um processo quimico patenteado de multi-passos sendo aproximadamente 600 vezes mais doce que o açúcar.

Sacarina: É o adoçante artificial mais antigo, foi descoberto em 1897 e usado desde 1900. É sintético e extraída de um derivado do petróleo. Adoça aproximadamente 200 vezes mais que a sacarose (açúcar branco). Não é metabolizada pelo organismo, sendo excretada de forma inalterada pelo rim. Possui sabor residual amargo e metálico. É estável a altas temperaturas, podendo ser utilizado em preparações quentes.

Ciclamato: É sintético e também composto a base de um derivado de petróleo, trinta vezes mais doce que a sacarose, possuindo sabor residual doce-azedo.

Acesulfame- K: É um sal de potássio sintético produzido a partir de um ácido da família do ácido acético. É de 125 vezes mais doce do que a sacarose. O organismo o absorve mas não o metaboliza, o que significa que é eliminado tal como é ingerido.

Visto que adoçantes em geral são substancias potencialmente químicas acabo não gostando de indicar o seu uso. Mas entre os tipos descritos indico a união da Stévia com a Sucralose. Assim conseguimos o mais natural deles com um sabor mais agradável.


Minha indicação fica para o açucar mascavo, para o açucar organico e para os adoçantes stévia e sucralose.

 

FONTE: Débora Sorgi, nutricionista

  • Envie este link a um amigo
  • Compartilhe em: Compartilhe no Twitter Compartilhe no Facebook Compartilhe no Orkut

Outras Notícias

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

  1. Numerologia das Vidas Passadas Saiba Quantas e Onde Foram Suas Reencarnações
  2. Salmo 46 Para agradecer bênçãos, vitórias, um amor...
  3. Horóscopo Mensal de Titi Vidal As previsões do seu signo em setembro
  4. Salmo 43 Para atrair energias positivas, estimular a...
  5. Feng Shui Faça seu lar mais feliz
  6. Salmo 45 Para superar as dificuldades e atrair sorte nos...
  7. Prosperidade Dicas para ter mais sucesso
  8. Salmo 47 Para afastar aflições do relacionamento...
  9. Astrologia da Depressão Como vencer o mal com seu Mapa Astral
  10. Simpatia Para seu amor te procurar
  1. Simpatia Para funcionar o intestino
  2. 18 de setembro Astra Aniversariante do dia, Horóscopo do Amor,...
  3. Oração do dia São Pânfilo
  4. Receita de Felicidade Sete dicas para afastar a tristeza
  5. O Lado Negro da Sorte Os efeitos da cor preta na cromoterapia e na...
  6. Simpatia Para curar dor de cabeça!
  7. Salmo 20 Para proporcionar grandeza à alma e, trazer...
  8. Oração do dia São Roberto Belarmino
  9. 17 de setembro Astra Aniversariante do dia, Horóscopo do Amor,...
  10. Inveja Como lidar com inimigo no trabalho
  1. Salmo 45 Para superar as dificuldades e atrair sorte nos...
  2. Sexo com Prazer Dicas de como chegar no ponto G feminino
  3. Simpatia Conquistando autocontrole
  4. Simpatia Para seu amor te procurar
  5. Simpatia Para ter paz na familia
  6. Prosperidade Dicas para ter mais sucesso
  7. Postura Positiva Cinco dicas para se dar bem numa entrevista de...
  8. Signo do Mês Sol em Virgem, por Titi Vidal
  9. Simpatia Para ficar mais atraente
  10. Oração do dia Santa Mônica

Bemzen Shop

© bemzen. Todos os direitos reservados.

Webroom Soluções Interativas