1. Áries
  2. Touro
  3. Gêmeos
  4. Câncer
  5. Leão
  6. Virgem
  7. Libra
  8. Escorpião
  9. Sagitário
  10. Capricórnio
  11. Aquário
  12. Peixes


Evite o desperdício de alimentos: Confira uma receita para inovar e evitar o desperdício

  • Envie este link a um amigo
  • Compartilhe em: Compartilhe no Twitter Compartilhe no Facebook Compartilhe no Orkut

Por Aline Moura
Equipe BemZen


De acordo com Instituto Akatu, "cerca de 1/3 dos alimentos que a gente compra vai direto para o lixo e junto com eles, todas as suas embalagens, toda a água e energia usadas na sua produção, todo o CO2 emitido em sua produção e transporte, etc; são também jogados fora, gerando inúmeros impactos negativos para a sociedade, a economia e o meio ambiente".

Muitos ainda não têm a consciência sobre o seu papel no desperdício de alimentos. Isso implica em uma mudança de atitude. Para começar, deve-se adotar o consumo consciente. Antes mesmo de preparar uma refeição, o ideal é fazer um cardápio diário, ou ao menos semanal, para saber o que realmente será necessário e fazer uma lista dos ingredientes para orientar no momento da compra. Prefira frutas e verduras da época, pois elas utilizam menos agrotóxicos em sua produção e são mais nutritivas e saborosas.

Reaproveitar sobras de alimentos é uma forma de economizar e combater as mudanças climáticas decorrentes do aquecimento global. Usar a criatividade na cozinha é um caminho para buscar alternativas e reaproveitar aquele alimento que seria descartado. Folhas, talos e cascas, podem enriquecer pratos como sopas, risotos, tortas e sucos. Sobras de alimentos podem dar deliciosos bolinhos e croquetes. O congelamento também é uma opção para aproveitar o alimento em outra ocasião e evitar jogá-lo no lixo.

O Instituto Akatu lembra: “Ao reduzir o desperdício de alimentos, menor será a quantidade de comida  em decomposição no lixo. Essa decomposição gera metano, um gás de efeito estufa 20 vezes mais poderoso do que o gás carbônico, causador do aquecimento global”.

Bolinho de arroz com banana e canela é a dica da Josapar para inovar e evitar desperdício 

 

A Josapar, líder nacional do mercado de arroz, preparou uma receita superprática e saborosa. Além de render muito, você pode aproveitar as sobras de arroz para utilizar no preparo, evitando o desperdício de alimentos.  

 

 

 

BOLINHO DE ARROZ COM BANANA E CANELA

 

 

Ingredientes:
1 xícara (chá) de Arroz Tio João (170 g)
1 xícara (chá) de açúcar (160 g)
5 cravos-da-índia
1 pedaço de casca de limão
2 ½ xícaras (chá) de leite integral (500 ml)
2 bananas-da-terra cortadas em cubos pequenos
1 colher (chá) de canela em pó
½ xícara (chá) de farinha de trigo (60 g)

PARA FRITAR:
2 xícaras (chá) de óleo (400 ml)*

PARA POLVILHAR:
1 colher (sopa) de canela em pó
4 colheres (sopa) de açúcar

Preparo:
Em uma panela média, coloque o arroz, o açúcar, os cravos, a casca de limão, 3 xícaras (chá) de água e cozinhe em fogo alto por cerca de 15 minutos ou até secar a água. Acrescente o leite, abaixe o fogo e termine o cozimento por cerca de 25 minutos, mexendo sempre. Desligue o fogo e deixe esfriar. Retire a casca de limão e os cravos. Despeje o arroz em uma travessa, acrescente as bananas, a canela e a farinha e misture bem.
Aqueça o óleo em fogo médio por 5 minutos e despeje colheradas da massa, quatro de cada vez. Frite por aproximadamente 3 minutos ou até os bolinhos ficarem dourados. Retire com uma escumadeira, coloque sobre papel-toalha e polvilhe a canela e o açúcar. Sirva em seguida acompanhado de chá quente.

Rendimento: 45 bolinhos

Tempo de preparo: 15 minutos
              
Dica: aproveite as sobras de arroz cozido para fazer este bolinho.

* Uma boa dica para fritar os bolinhos é utilizar óleo de Amendoim. Desenvolvido pela Sementes Esperança, o óleo de amendoim tem poucas calorias e grande concentração de gorduras insaturadas, que são essenciais ao bom funcionamento do organismo. O produto é ainda rico em vitamina E, um poderoso antioxidante que ajuda a combater os radicais livres
 

  • Envie este link a um amigo
  • Compartilhe em: Compartilhe no Twitter Compartilhe no Facebook Compartilhe no Orkut

Outras Notícias



Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário