1. Áries
  2. Touro
  3. Gêmeos
  4. Câncer
  5. Leão
  6. Virgem
  7. Libra
  8. Escorpião
  9. Sagitário
  10. Capricórnio
  11. Aquário
  12. Peixes

Espiritualidade: Alcançando a harmonia interior através do Xamanismo

  • Envie este link a um amigo
  • Compartilhe em: Compartilhe no Twitter Compartilhe no Facebook Compartilhe no Orkut

Como vemos, o aprendizado decorrente do estudo dos conhecimentos e práticas de nossos antepassados é crucial para conseguirmos uma melhor harmonia em nossas vidas. Na vida moderna, que dificulta pela sua complexidade e velocidade este tipo de aprendizado, sugerimos o simples contato diário com a natureza, com a terra, com o ar, com a água, com o fogo, os elementos básicos que facilitam a conexão com o cosmos (vocês já notaram que acompanhando as grandes realizações da ciência nos últimos 10 anos estão chegando as redescobertas do saber antigo, do conhecimento ancestral?).

O caminho xamânico facilita o encontro da senda do equilíbrio. Toma o seu poder nas mãos, para que se viva o presente, de uma maneira de completude humana, aumentando o espectro da realidade. Viver de acordo com a própria verdade é uma meta que pode ser atingida pelo caminho mostrado pelos antepassados, mas nem sempre vemos a necessidade de aplicação de alguns dos aprendizados dolorosos e mesmo a ingestão de alucinógenos, muito em moda nos últimos anos, principalmente depois dos famosos livros como "Uma estranha realidade", de Carlos Castañeda(é um dos mais famosos).

Muitos livros estão à disposição dos interessados no aprofundamento deste tema. Vários xamãs internacionais estão vindo ao Brasil para palestras e workshops e até a mídia tem dado maior atenção ao assunto. Diversos antropólogos fizeram sérios estudos sobre como estes feiticeiros entendem a presença de Deus, a busca espiritual e os seus ritos mágicos. Na verdade, o verdadeiro conhecimento só é passado oralmente, de pai para filho, de mestre para discípulo, pois, devido ao verdadeiro massacre que o homem branco submeteu os índios, tornaram-nos dependentes da cultura moderna ou extremamente desconfiados do rumo que este "encontro com o poder" pode tomar. Sugerimos para os interessados em praticar o xamanismo com seriedade que procurem um mestre ou guia para estudar e aprender. Eles podem ser seres humanos ou vozes internas, não importa, é puramente uma questão pessoal. Você pode até descobrir que seu guia é um animal, descoberto em uma jornada interior. Como vemos, a sabedoria indígena aplicada através de técnicas terapêuticas, ensinos e rituais dos primeiros povos da humanidade estão à nossa disposição, mas cumpre-nos alertar a todos um certo cuidado e atenção, pois é importante saber discernir os verdadeiros dos mercenários e aproveitadores que costumam se locupletar neste momento desarmônico que estamos vivendo.

Os índios brasileiros estão aí mesmo, distribuídos neste vasto território (os que sobraram) com a sua cultura à disposição, lindas matas (as que ainda sobram) com ervas eficazmente curativas (é bom a gente ficar atento, pois os grandes laboratórios internacionais já descobriram as qualidades dessas ervas e a estão patenteando velozmente) e figuras sensacionais que integram a exuberante natureza do Brasil, principalmente a da região amazônica. Uma postura dos "civilizados", natural, respeitosa e não gananciosa pode extrair da Mãe-Terra e dos irmãos índios a sabedoria acumulada através dos séculos, potencializando os talentos criadores no objetivo de encontrarmos a verdadeira dimensão da consciência humana.

Na América do Norte, o celeiro dos Mestres xamânicos é o México, tendo o Novo México e o Arizona, nos EUA, apanhado uma carona no conhecimento. Bolívia, Colômbia e Peru, na América do Sul. Em Cuzco e Machu Picchu encontram-se vários, mas devido ao turismo e intensa procura, já se proliferam os "falsificados". A energia nestes lugares de poder é tão forte que muitos especialistas internacionais realizam lá seus encontros e rituais.



* Helio Mattos é Xamã, estudioso da cultura Maia

  • Envie este link a um amigo
  • Compartilhe em: Compartilhe no Twitter Compartilhe no Facebook Compartilhe no Orkut

Outras Notícias

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Bemzen Shop



© bemzen. Todos os direitos reservados.

Webroom Soluções Interativas