1. Áries
  2. Touro
  3. Gêmeos
  4. Câncer
  5. Leão
  6. Virgem
  7. Libra
  8. Escorpião
  9. Sagitário
  10. Capricórnio
  11. Aquário
  12. Peixes

Yoga e Fé:: Testemunho de um pregador católico, o Padre Zezinho

  • Envie este link a um amigo
  • Compartilhe em: Compartilhe no Twitter Compartilhe no Facebook Compartilhe no Orkut

Muitas pessoas me perguntam se um cristão pode praticar Yoga, o qual inadvertidamente indentificam como uma religião ou uma filosofia estranha. Não falta, inclusive, quem considere o yoga um caminho que, segundo elas, pode afastar alguém da fé.

Deixarei aqui registrado meu depoimento como padre católico. Aprendi com o Yoga durante o periodo em que precisei, de maneira especial, dessa disciplina para superar extrema tensão e cansaço. As leituras dos livros do Professor Hermógenes, a que mais tarde conheci pessoalmente e a quem muito prezo, foram, sem sombra de dúvida, um caminho que até hoje me devolvem o controle de mim mesmo em situações difíceis. Junto à Bíblia, tornou-se meu jeito de trabalhar sem permitir que as tensões se somatizem.

Em nenhum momento ninguém, nem livro algum me influenciou negativamente ou desviou minha fé em Jesus e na minha Igreja. Só cresci com essa disciplina.
Hoje, quando me perguntam sobre o Yoga, respondo que é um conceito de vida rico em sabedoria, não importa de onde ou de quem tenha vindo, porque sei que nele está o dedo de Deus.
O verdadeiro mestre de Yoga é como o verdadeiro pregador do cristianismo. Oferece um caminho e respeita os passos e a direção de quem o ouve.
Se alguma vez o Yoga influenciou algum cristão, imagino que não tenha sido para o erro. A pessoa provavelmente já devia estar confusa.
Yoga e cristianismo são duas disciplinas que só me fizeram bem. Continuo pregador sereno e tudo o que li e aprendi jamais me levou ao conflito. Fiz minhas escolhas como Paulo, que soube aprender e até elogiar outras culturas.
Cristãos serenos aprendem com a serenidade dos outros. Os menos serenos procuram com lente de aumento os defeitos dos outros e fazem de tudo para não aprender. Gostam muito de ensinar, mas negam-se a aprender. E isso não deixa de ser um tipo de fanatismo. Nunca tive dificuldade em assimilar o que é bom em todas as filosofias e práticas de outros povos. Nunca foi necessário fazer concessão à minha fé em Jesus.
Quando alguns católicos me perguntam se podem praticar Yoga, eu lhes indago se alguma vez já jogaram futebol ou fizeram ginástica. Respondem que sim ¨Assimilaram os outros esportes como futebol, vôlei... e não deixaram de ser cristãos¨ Lembro que o Yoga tem conceitos vindos de outras culturas, mais estes podem ser tranqülamente adaptados ao nosso modo cristão de ver a vida. O cristianismo tem muito a ensinar, mas tem muito a aprender também com outras culturas. Ser evangelizado subentende isso: é elogiar as flores dos outros e até plantá-las no próprio jardim.
O Yoga é dessas riquezas que fazem bem, quando a cabeça é boa e o coração sereno.
O mundo esta cheio de gente sábia. O professor Hermógenes e seus amigos sabem o quanto eu respeito sua sabedoria. O mundo teria mais saúde fisica e mental se os ouvisse. Que Deus os ilumine!

*Texto gentilmente cedido pelo Prof. Hermógenes

  • Envie este link a um amigo
  • Compartilhe em: Compartilhe no Twitter Compartilhe no Facebook Compartilhe no Orkut

Outras Notícias

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Bemzen Shop



© bemzen. Todos os direitos reservados.

Webroom Soluções Interativas