1. Áries
  2. Touro
  3. Gêmeos
  4. Câncer
  5. Leão
  6. Virgem
  7. Libra
  8. Escorpião
  9. Sagitário
  10. Capricórnio
  11. Aquário
  12. Peixes

FITOTERAPIA:: Redescubra a saúde através das ervas medicinais

  • Envie este link a um amigo
  • Compartilhe em: Compartilhe no Twitter Compartilhe no Facebook Compartilhe no Orkut


A Fitoterapia trata de questões referentes ao sistema imunológico, procura fazê-lo de modo a estimular todo o sistema na direção de um equilíbrio reforçado e com total ou quase total ausência de efeitos secundários danosos.

Diversas plantas utilizadas para esse fim não afetam aquela capacidade de memória das células do sistema imunológico, mas atuam como um estimulante geral desse sistema e, por isso, são consideradas imunoestimulantes. Elas incrementam a atividade do sistema sem, no entanto, apresentarem ação específica.
IMUNOLOGIA E FITOTERAPIA

O organismo humano tem a capacidade de reconhecer e procurar eliminar qualquer coisa que lhe seja estranha. Chama-se Sistema Imunológico o conjunto de células e processos qua qtuam contra agentes estranhos infecciosos como fungos, bactérias e virus que penetram no organismo, assim como contra defeitos nos processos de reprodução das células que geram o cancer.

O reconhecimento daqueles fatores estranhos bem como o trabalho de tentar eliminá-los é realizado pelas células dos sistemas linfático e sanguíneo.

Existem basicamente dois tipos de células que efetuam este trabalho: as células que reconhecem os agentes estranhos e as que efetuam o trabalho de eliminação.

As primeiras são células que têm a capacidade de registrar e de reconhecer logo depois, os agentes estranhos aos quais foram expostas. Reagem imediatamente quando novamente na presença de tais agentes.

As vacinas são um exemplo de remédios que agem sobre aquela capacidade de memória do sistema imunológico. Essa ação das vacinas, no entanto, é específica para um determinado agente.

Um sistema imunológico funcional apresenta equilíbrio nas relações entre os seus vários componentes de modo que, um desarranjo nessas interações torna-o incapaz de agir eficazmente contra aqueles agentes infecciosos.

A medicina ocidental tradicional combate o desenvolvimento irregular de células cancerosas e, do mesmo modo, as infecçõe sprovocadas por fungos, bactérias e virus através de vacinas, do uso de agentes quimioterápicos e até mesmo de moléculas produzidas por bioengenharia.

De maneira geral, esses instrumentos de ação são utilizados para casos específicos e, invariavelmente, com a geração de efeitos colaterais muitas vezes intensamente danosos.


Na Fitoterapia Chinesa essa prática é conhecida como Terapia Fu Zheng, que significa algo como recomposição do equilíbrio natural do corpo.

As principais espécies utilizadas para esse fim são as seguintes: Echinacea purpurea, Glycyrrhiza glabra, Astragalus membranaceus, Ligustrum lucidum, Lentirus edodes.

responsável: Ricardo B. Buchaul
e-mail: phyto@ig.com.br

  • Envie este link a um amigo
  • Compartilhe em: Compartilhe no Twitter Compartilhe no Facebook Compartilhe no Orkut

Outras Notícias

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Bemzen Shop



© bemzen. Todos os direitos reservados.

Webroom Soluções Interativas