1. Áries
  2. Touro
  3. Gêmeos
  4. Câncer
  5. Leão
  6. Virgem
  7. Libra
  8. Escorpião
  9. Sagitário
  10. Capricórnio
  11. Aquário
  12. Peixes

DIA DE SÃO JOÃO:: As simpatias e rituais e a história da vida do santo

  • Envie este link a um amigo
  • Compartilhe em: Compartilhe no Twitter Compartilhe no Facebook Compartilhe no Orkut

24 de Junho, dia de São João, data em que a Igreja Católica homenageia o santo pela data de seu nascimento. Este tratamento diferenciado se deve ao fato de que foi João aquele que veio ao mundo para anunciar a vinda do Messias. Os outros santos são festejados pela data do falecimento. Mesmo antes de seu nascimento, comemora-se este dia com fogueiras nas ruas. Pois, na época dos romanos, se homenageava a deusa Juno, a fim de cultuar a fertilidade da terra e dos homens, uma vez que a estação do verão se iniciava, nesta época, no hemisfério Norte.

Em outros continentes como a Ásia e a África festejava-se neste período com a fogueira, para afugentar as influências negativas, a fome e o frio. A Igreja, por sua vez, nos conta que a fogueira representa o evento em que foi acesa uma chama em frente à casa de Isabel, mãe de João, para avisar a Maria e José que a criança havia nascido.
Simpatias para o dia de São João:

Na fogueira:

Com um papel branco à mão, coloca-se por cima da fogueira, sem queimar. Vai-se rezando uma Salve Rainha, girando o papel e a fumaça vai fazendo um desenho, cuja figura é o rosto do homem com quem vai se casar.

Água na bacia:

A moça pega uma bacia virgem, enche com água, e vai para a beira da fogueira com a bacia na mão. Reza uma Ave-Maria e quando terminar a sombra do rapaz aparecerá na água.

Pingo de vela:

Na beira da fogueira, a moça coloca uma bacia, um prato ou uma tigela com água e acende uma vela. (Que não pode apagar). Enquanto vai rezando uma Ave Maria, os pingos da vela devem estar caindo na água. Ao final da oração, estará formada a letra do homem com quem ela vai se casar.

Da virgem

No dia de São João a moça interessada em saber quanto anos faltam para se casar, deve procurar uma moça virgem. A moça deve arrancar-lhe um fio de cabelo. Enrolar então numa aliança de mulher casada esse fio, e pendurar a aliança no meio da boca de um copo com água pela metade. Atenção! A aliança pendurada ao fio deve ficar bem no meio do copo. Reza-se então uma Salve Rainha e quando chegar no trecho "nos mostrai", a moça deve pedir para a Santa lhe mostre os anos que faltam para o casamento. É quando acontece um fenômeno. A aliança começa a balançar, batendo na borda do copo. Quantas forem as batidinhas, serão os anos que faltam para o casamento. Detalhe: se não bater nenhuma vez, ou a moça casa no mesmo ano, ou então pode vender o enxoval.

Doze Badaladas

Na noite de São João, nas doze badaladas noturnas, a moça pega uma faca virgem e enfia num tronco de bananeira. O nome do homem amado, sai bonitinho na faca. Detalhe, tem de ser em segredo. Ninguém pode saber que a moça está fazendo a simpatia.



  • Envie este link a um amigo
  • Compartilhe em: Compartilhe no Twitter Compartilhe no Facebook Compartilhe no Orkut

Outras Notícias

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Bemzen Shop



© bemzen. Todos os direitos reservados.

Webroom Soluções Interativas