1. Áries
  2. Touro
  3. Gêmeos
  4. Câncer
  5. Leão
  6. Virgem
  7. Libra
  8. Escorpião
  9. Sagitário
  10. Capricórnio
  11. Aquário
  12. Peixes

EMAGRECER COM OU SEM REMÉDIOS?:: A obesidade é a maior preocupação da Organização Mundial de Saúde

  • Envie este link a um amigo
  • Compartilhe em: Compartilhe no Twitter Compartilhe no Facebook Compartilhe no Orkut

Atinge 1,7 bilhão de pessoas no planeta. No Brasil, cerca de 40% da população (70 milhões de pessoas) encontra-se acima do peso ideal. Por causa disso, as pessoas andam muito aflitas, sem saber se remédios para ajudar o emagrecimento são bons ou ruins. Em primeiro lugar, remédio nenhum emagrece ninguém. A única coisa que emagrece é dieta e exercícios. Em segundo lugar: remédios não fazem bem à saúde. A não ser as vitaminas, em doses certas e pequenas; todo medicamento tem um "preço" químico ( orgânico) altíssimo. Remédios são usados para criar uma situação química no organismo favorável ao segmento de um resultado esperado.

Dependem de uma relação custo e benefício muito tênue difícil de ser analisadas e que só um médico pensando contextualmente e conhecendo farmacologia minuciosamente sabe administrar bem. Na questão do emagrecimento temos que analisar várias coisas como tipo de fome, hábitos alimentares, padrão hormonal, hábitos de exercícios e contexto de vida.

Cerca de 70% das pessoas que estão acima do peso, não sofrem de fome, mas sim de vontade de comer. Grupo que alberga inúmeras formas de distúrbio do comer compulsivo e que são acarretadas por oscilações nos níveis séricos de alguns neurotransmissores. Somente com exames minuciosos, avaliação clinica e dietética completa, saberemos qual conduta adotar.

Todas as delícias engordativas contêm substâncias que estimulam a produção de neurotransmissores ligados à sensação de vitalidade, prazer, e bem-estar, como a serotonina. Além disso, o nosso organismo é uma máquina que procura instintivamente economizar energia e nada sabe sobre a moda dos bumbuns empinados, das coxas roliças e da barriga sarada.
O organismo vai preferir armazenar gordura para gerar mais energia. Por este motivo, a reeducação alimentar está na ordem do dia: porque, se deixarmos a boca seguir a sua "lógica" natural, ela escolherá invariavelmente o que mais engorda.

Um outro agravante também é que toda vez que ingerimos gordura, o cérebro produz endorfina - substância que transmite uma sensação de relaxamento e bem-estar. Em outras palavras, nossa mente nos condiciona a comer alimentos gordurosos para ter prazer. As pessoas que ligam menos para gordura têm altos níveis de leptina no organismo. Recém-descoberta pela ciência, a leptina é um hormônio produzido pelas células gordurosas e que informa o cérebro de que os compartimentos celulares armazenadores de gordura já estão lotados.

Muitas pessoas acreditam que engordam porque comem muito açúcar, mas na verdade a causa é a farinha refinada que entra na receita de quase todos os doces e gera compulsão alimentar. "Ninguém chega no meu consultório dizendo que rasgou a pontinha do saco de açúcar e ficou comendo a noite toda . A compulsão é por bolos, biscoitos, amanteigados, pães doces e outros farináceos. O açúcar refinado engorda, estimula a produção de serotonima, tem muita química e provoca diabetes, mas não gera compulsão, ao contrário da farinha branca.

Segundo pesquisas recentes, 60% das mulheres que padecem do chamado efeito sanfona possuem compulsão alimentar em relação a farinha refinada. Essa dependência se dá quando os agentes metabólicos do trigo, durante o processo digestivo, entram em contato com as glândulas endócrinas situadas na primeira porção do intestino. Esse contato gera a liberação de uma substância semelhante à endorfina - a enxorfina -, que sobe ao sistema nervoso central e provoca a sensação de prazer e estimulo de comer compulsivo.

Por fim, a farinha como o açúcar, ainda contém triptofano, substância que estimula o cérebro a produzir a serotonina - neurotransmissor que regula o prazer, o sono, o apetite e a própria alegria de viver. Se a pessoa simplesmente cortar, de uma hora para outra, o açúcar e a farinha, provocará uma queda brusca de serotonina no organismo e manifestará uma síndrome de abstinência semelhante a de um viciado em álcool ou em cocaína. Entre os sintomas mais freqüentes, costumam estar dor de cabeça, depressão, enjôos e mau humor.

Antes de iniciar o tratamento, o paciente deverá passar por um minucioso exame laboratorial, dosando todos os hormônios e os níveis sérios de serotonina, dopamina e catecolaminas; além de vitaminograma completo. Isto orienta o médico a prescrever o medicamento correto. Com tudo isso, a reeducação alimentar se torna possível e não vai soar como um castigo.
Atividades físicas de 30 minutos, de 4 a 5 vezes por semana também são fundamentais pela alta produção de endorfinas e pelo gasto calórico.

Dr. Tércio Rocha é endocrinologista, pós-graduado em medicina estética em Paris, Consultor Internacional de Estética do Royal Academy of Aesthetic Medicine, membro da Sociedade Francesa de Medicina Estética e Mesoterapia, membro da Sociedade Brasileira de Medicina Estética e Mesoterapia e da Sociedade Brasileira de Laser

  • Envie este link a um amigo
  • Compartilhe em: Compartilhe no Twitter Compartilhe no Facebook Compartilhe no Orkut

Outras Notícias

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

  1. Horóscopo Mensal Previsões para o Seu Signo, por Isabel Mueller
  2. Sucesso na Vida 8 perguntas poderosas para você entender...
  3. Dicas para ter Mente Saudável 15 hábitos saudáveis que evitam doenças
  4. Depressão na Relação a Dois Dicas para evitar desgaste do casal
  5. Projeto Verão Imunidade três sucos funcionais emagrecer e Fortalecer
  6. Smartphones dicas para evitar dores causadas pelo chamado...
  7. Nutrição-Alerta da Proteste Os Cuidados com as Dietas da Moda
  8. A ansiedade infantil Ajude seu filho a superar
  9. Vampiros de energia Conheça 10 formas de identificá-lo e se livrar
  10. Horóscopo Mensal de Dezembro Previsões para o Seu Signo, por Isabel Mueller
  1. Horóscopo de Dezembro, por Titi Vidal Previsões para o seu signo, no mês da Felicidade
  2. Horóscopo Mensal de Dezembro Previsões para o Seu Signo, por Isabel Mueller
  3. Vampiros de energia Conheça 10 formas de identificá-lo e se livrar
  4. Sucesso na Vida 8 perguntas poderosas para você entender...
  5. Dicas para ter Mente Saudável 15 hábitos saudáveis que evitam doenças
  6. A ansiedade infantil Ajude seu filho a superar
  7. Smartphones dicas para evitar dores causadas pelo chamado...
  8. Nutrição-Alerta da Proteste Os Cuidados com as Dietas da Moda
  9. Depressão na Relação a Dois Dicas para evitar desgaste do casal
  10. Projeto Verão Imunidade três sucos funcionais emagrecer e Fortalecer
  1. Horóscopo Mensal Previsões para o Seu Signo, por Isabel Mueller
  2. Vampiros de energia Conheça 10 formas de identificá-lo e se livrar

Bemzen Shop



© bemzen. Todos os direitos reservados.

Webroom Soluções Interativas