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Reeducação alimentar: Cinco dicas essenciais dos Vigilantes do Peso

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Frituras, hambúrgueres, salgadinhos e refrigerantes costumam fazer do recreio um dos momentos mais aguardados pelos alunos. Irresistíveis aos olhos de qualquer criança, os lanchinhos da cantina estão muito longe de representar um modelo de alimentação saudável e, entre uma mordida e outra, a criança pode estar dando o primeiro passo rumo à obesidade.

Sem gastar mais, quase todas as crianças brasileiras, de escolas públicas ou particulares, poderiam se alimentar melhor, é o que garante Sonia Almeida, a nutricionista do Vigilantes do Peso. Uma dúzia de bananas, em geral, é mais barato do que um pacote de biscoito ou de salsicha. Além de não gerar custo a mais no bolso dos pais, comer bem traz benefícios incontáveis. Criança acostumada a um cardápio de qualidade adoece menos, diminui as faltas na escola e portanto aprende mais. Os pais também ganham com isso, pois gastam menos com remédios.

Uma boa escola deve ensinar além da teoria. Bons hábitos alimentares podem ser transmitidos na prática em lições de culinária e degustação de frutas e legumes em sala de aula. Há muitos anos, a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro desenvolve ações de promoção da alimentação saudável nas escolas. Desde abril de 2002, é proibida a venda de frituras, salgadinhos, pipocas, balas, pirulitos, gomas de mascar e refrigerantes nas cantinas escolares e estabelece padrões de qualidade nutricional nas merendas fornecidas pelo município. O decreto proíbe também a divulgação de propaganda de quaisquer produtos nas dependências das escolas municipais.

A preocupação atual dos profissionais de nutrição, médicos e nutricionistas é fazer com que os padrões de educação nutricional recebida em casa se estenda aos colégios. Mas, enquanto essas iniciativas não acontecem, o Vigilantes do Peso recomenda que os pais substituam o cardápio calórico, que faz sucesso entre a criançada, por alimentos que sejam nutritivos e, ao mesmo tempo, atraentes, variados e coloridos. Veja abaixo as dicas de Sonia Almeida, nutricionista do Programa Pontos Flex, do Vigilantes do Peso:

1. Não proíba ninguém de comer nada. Ensine sobre os alimentos 'do cotidiano' e 'às vezes' incentive escolhas inteligentes.

2. Reduza a disponibilidade de alimentos poucos nutritivos na despensa como biscoitos recheados, refrigerantes comuns, produtos industrializados gordurosos, chips, doces em geral e alimentos fritos.

3. Abasteça a geladeira com iogurte de diversos sabores, tigela com frutas, legumes em palitos, e avise que são 'do cotidiano", prontos para comer a qualquer hora e levar para a escola.

4. Substitua pães brancos por pães integrais com sementes, fibras ou passas. Além de mais nutritivos, satisfazem melhor.

5. Faça do café da manhã um hábito privativo da família. Ela deve ser nutritiva para repor as energias. Torna as crianças mais alertas nas aulas e evita que corram para os doces. Ofereça leite, cereal matinal integral e frutas à vontade.

Por Sonia Almeida
 

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Comentários

  • #1 maria das graças alves
    15/11/2011 20:36

    gostaria de obter um dieta ,pois estou muito acima do meu peso e sou operada do coração preciso perder peso urgentemente

  • #2 HxnUuaUjyC
    16/02/2012 15:48

    Parabens Frederico! Acredito em vc, no seu amor pelo cmenia. Continue assim que colheras grandes frutos.abracos Eliana (fizemos um trabalho na disciplina de restauracao sobre fotografia)

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