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Nutrição: Exercício errado pode causar baixa da imunidade

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Segundo a medicina chinesa, a energia defensiva circula na periferia de nosso corpo envolvendo-o e protegendo-o das agressões diversas vindas, por exemplo, com as alterações climáticas e alimentares. Estresse, medo também enfraquecem este nosso escudo protetor.

Na nossa leitura ocidental, reconhecemos os mesmos fatos, mas por caminhos diferentes. Podemos dizer que frente ao estresse e medo secretamos mais cortisol, que é um hormônio de efeito imunodepressor. É comum ver maratonistas, triatletas, ciclistas e malhadores de academias (mal dirigidos) viverem com faringite e/ou amigdalite. Quando o esportista desrespeita o próprio corpo, submetendo-o ao estresse por esforços excessivos, enfraquece as suas defesas orgânicas. Quem diariamente submete o corpo aos seus limites, pode ter a aparência forte, mas não é. Para ter uma febre, às vezes, basta um vento.

Excessos físicos, além de deprimirem a imunidade, aceleram o processo natural de envelhecimento. É neste ponto, a meu ver, que o esporte deixa de ser saúde.

A alimentação adequada por si só não é suficiente para proteger quem pratica atividade física em excesso, e nesse caso a suplementação com vitaminas, minerais e determinados aminoácidos é o caminho mais indicado para minimizar os maus tratos dados ao organismo. Creatina, Leucina, Isoleucina, Valina e Arginina, são aminoácidos que conjuntamente ajudam a disponibilizar mais energia aos músculos, facilitam o aumento da massa muscular e a recuperação física após os exercícios.

Paralelamente, melhoram a disposição física e libido. O excesso de aminoácidos, no entanto, pode gerar sobrecarga renal, cálculos de ácido úrico e acne, e por isso só devem ser tomados sob a direção médica.

A hidratação é fundamental para evitar o superaquecimento do corpo que leva ao aumento do catabolismo (destruição) celular e protéico. Para cada 1000 calorias gastas em exercícios são recomendados 1000 ml de água. Água, glicose, sódio, cloreto e potássio são essenciais para a proteção do corpo na hora da atividade física. Barras de cereais (ou mel) com suco (ou água de coco) e uma pitada de sal (ou gersal) são excelentes combustíveis naturais para antes e durante os exercícios.
Dieta de proteínas, sem a presença da glicose, diminui consideravelmente a resistência física, colabora para o consumo da massa muscular durante o exercício e enfraquece a energia defensiva.

Para melhorar as defesas orgânicas, sugiro o maior consumo cotidiano de sementes de girassol, granola, castanha de caju, misso, feijão, shitake, arroz integral, germe de trigo, raízes, gengibre, clara de ovo, carnes magras, acerola e laranja.

Sopa de shitake com raízes - para fortalecer a energia dos rins e a energia defensiva.
Ingredientes: 2 dentes de alho espremidos / 1 cebola batidinha/ 250 Gr de aipim / 200 Gr de cenoura (2 médias) em rodelas / 200 Gr de batata inglesa, em rodelas / 4 xícaras de água fervente / 2 colheres de sopa de cebolinha picada / 250 gramas de shitake cortado em tiras / 1 colher de sopa de shoyo e 1 colher de sopa de azeite Modo de preparo: em uma panela com 4 xícaras de água fervendo, acrescente o aipim, as batatas, cenouras, 1 dente de alho e ½ cebola. Cozinhe 25 minutos em panela tampada. Retire só o aipim e bata-o no liquidificador (com a água do cozimento) e retorne-o à panela para engrossar o caldo. Numa frigideira a parte, refogue o shitake no azeite e shoyo, com o restante do alho e cebola. Acrescente-o à sopa, salpique cebolinha e ajuste o sal a gosto. Rendimento: 4 porções de 210 calorias.

*João Curvo

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