1. Áries
  2. Touro
  3. Gêmeos
  4. Câncer
  5. Leão
  6. Virgem
  7. Libra
  8. Escorpião
  9. Sagitário
  10. Capricórnio
  11. Aquário
  12. Peixes

Yoga: Os benefícios à saúde promovidos pela técnica milenar

  • Envie este link a um amigo
  • Compartilhe em: Compartilhe no Twitter Compartilhe no Facebook Compartilhe no Orkut

Enquanto as ginásticas trabalham com o movimento, na ioga a pessoa se move também, mas até completar a "ásana" (postura) e aí então fica parada.

O principal papel das "ásanas" é alongar de maneira lenta e relaxada o corpo. O alongamento de músculos, articulações e ligamentos aciona receptores nos próprios músculos, fazendo com que entrem em contato com áreas do cérebro que controlam a postura e o tônus muscular. À medida que há o alongamento, o tônus vai-se adequando até a pessoa conseguir ficar na postura de forma relaxada, sem o menor esforço.

Toda ginástica trabalha com alongamento, mas não dessa maneira. Na ioga, vai-se aumentando o alongamento com o próprio relaxamento. E, na vida cotidiana, a pessoa percebe que não é preciso fazer tanto esforço ou usar tanta pressão em gestos como segurar uma chave ou abrir uma porta.

Além das posturas, os exercícios de respiração ("pranayamas") também são importantes. Mente perturbada é traduzida em respiração rápida e superficial. Só depois de quebrar esse círculo vicioso pode-se partir para a etapa da meditação.

"O objetivo da ioga não é simplesmente melhorar a postura ou a forma de respirar. Aquietar é o propósito, porque a mente agitada é sujeita a doenças.

Mas não adianta falar em chacras ou centros de distribuição de energia, é preciso mostrar as maneiras de chegar a um estado de controle do corpo e da mente. A meditação geralmente encerra as aulas de ioga, e os iniciantes se concentram em algo, como a respiração, por alguns minutos.

Dependendo do empenho de cada um, chega-se a meditar por uma hora, e o grande desafio é manter a mente livre de qualquer pensamento.


Também há estudos mostrando que há uma queda do nível de colesterol nocivo e aumento do benéfico nas pessoas que praticam a meditação com regularidade.

Algumas vezes, é difícil falar em efeitos gerais de ioga. Tudo depende do empenho de cada pessoa. Também é preciso estar saturado, desapontado com o mundo, para se chegar à ioga. Essa divisão entre o que se faz e o que se sente leva a uma enorme dispersão. Uma das grandes conquistas da ioga é a capacidade de concentração.

Para maiores informações www.isvara.com.br/

  • Envie este link a um amigo
  • Compartilhe em: Compartilhe no Twitter Compartilhe no Facebook Compartilhe no Orkut

Outras Notícias

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Bemzen Shop



© bemzen. Todos os direitos reservados.

Webroom Soluções Interativas