1. Áries
  2. Touro
  3. Gêmeos
  4. Câncer
  5. Leão
  6. Virgem
  7. Libra
  8. Escorpião
  9. Sagitário
  10. Capricórnio
  11. Aquário
  12. Peixes

Micropuntura: Acupuntura para rejuvenescimento: Procedimento natural, sem plástica, alivia as marcas do tempo

  • Envie este link a um amigo
  • Compartilhe em: Compartilhe no Twitter Compartilhe no Facebook Compartilhe no Orkut

Apesar de nos reportar a Acupuntura e fazer uso de uma agulha, a Micropuntura, na verdade pode ser considerada uma extensão da Micropigmentação.


Técnica desenvolvida na Argentina ganha adeptos no Brasil e é mais barata que a aplicação de toxina botulínica.

A Micropigmentação se divide em Estética, conhecida como a Maquilagem Definitiva e a Dermopigmentação – Paramédica, que trabalha com a camuflagem de estrias, cicatrizes, manchas, vitiligo e pigmenta a areolo-mamilar em casos de mastectomia e mamoplastia e outros.

A Micropuntura faz uso do Dermógrafo, o mesmo utilizado na maquilagem definitiva, equipado com agulha de uma ponta e desse modo promove a estimulação da pele por meio da ação mecânica e cosméticos apropriados, proporcionando regeneração celular e resultando na atenuação dos sinais de expressão.


Das características físicas que indicam o envelhecimento, as rugas são as mais visíveis à primeira vista. Com o tempo, a pele apresenta os primeiros sinais como perda de luminosidade, elasticidade, aparência fina e linhas de expressão.

Para muitos, a solução parece óbvia: plástica.

Outros, no entanto, temem encarar o bisturi com medo de ficar com a aparência “esticada” ou receosos dos perigos inerentes a qualquer cirurgia. Felizmente, para estes o mercado oferece uma gama de opções que prometem atenuar as marcas do tempo.

Uma delas, ainda pouco conhecida no país, é a micropuntura. Desenvolvida pela esteticista argentina Java Jeiman, a micropuntura promove a estimulação da pele por meio de ação mecânica e cosméticos apropriados, proporcionando regeneração celular e resultando na atenuação dos sinais de expressão.

Na sessão, que dura em média uma hora, o profissional aplica ácido lácteo diretamente sobre a ruga ou linha de expressão. Para isso, utiliza um dermógrafo (mesmo aparelho usado na maquiagem definitiva) equipado com agulha de uma ponta.

O número de sessões pode variar de três a dez, dependendo do caso e dos resultados que se espera obter. O intervalo obrigatório entre uma aplicação e outra é de 15 dias.

A micropuntura traz algumas vantagens em relação aos tratamentos antirrugas mais conhecidos. É bem mais barato que uma aplicação da toxina botulínica – cada aplicação tem o custo médio de R$70,00 – e não interfere na rotina da cliente como um peeling, por exemplo, que deixa a pessoa de três a sete dias fora de circulação.

“As únicas precauções que uma pessoa submetida à técnica deve ter é não tomar sol, utilizar filtro solar e não ingerir alimentos ricos em betacaroteno”.

A restrição ao betacaroteno se deve ao fato da substância ativar os melanócitos (células especializadas em produzir melanina, pigmento natural da pele), o que pode desencadear uma coloração amarelada nas regiões atingidas. Então, nada de cenoura, mamão, abóbora e manga no cardápio.


O QUE É A ACUPUNTURA TRADICIONAL CHINESA:


HISTÓRIA

Acupuntura ou Acupunctura é um ramo da Medicina Tradicional Chinesa e um método de tratamento considerado complementar de acordo com a nova terminologia da OMS - Organização Mundial da Saúde.

Acupuntura consiste na aplicação de agulhas, em pontos definidos do corpo, chamados de "Pontos de Acupuntura" ou "Acupontos", para obter efeito terapêutico em diversas condições.

Atribui-se o nome "Acupuntura" a um jesuíta europeu que retornando da China, no século XVII, adaptou os termos chineses "Zhen" e "Jiu", juntando as palavras latinas "Acum" (agulha) e "Punctum" (picada ou punção).

A tradução literal do termo chinês, no entanto, é bem diferente. O correto seria Zhen (agulha) e Jiu moxa ou seja "longo tempo de aplicação do fogo".

A tradução causa a impressão de que o terapeuta só trabalha com agulhas. Os pontos e meridianos também podem ser estimulados por outros tipos de técnicas. Na verdade, os pontos de Acupuntura podem ser estimulados por agulhas, dedos (acupressão),stiper(do inglês Stimulation and Permanency - Estimulação Permanente),ventosa ou pelo aquecimento promovido por moxa ou seja longo tempo de aplicação do fogo", - um bastão de artemísia em brasa, que é aproximado da pele para aquecer o ponto de acupuntura. Há, também, o método de estimulação por laser.


A história da acupuntura confunde-se com a história da medicina na China. Seus primórdios remontam à pré-história chinesa. A linguagem escrita milenar permitiu a continuidade do conhecimento. Posteriormente, outros países orientais contribuíram para o desenvolvimento das técnicas de acupuntura. As notícias sobre acupuntura no ocidente chegaram com os primeiros exploradores europeus que visitaram o império Chinês, ainda na idade média.


Visão tradicional chinesa


Uma consulta baseada no modelo tradicional chinês pode levar de vários minutos a algumas horas. O terapeuta questiona vários aspectos da vida incluindo a infância, expressão das emoções, a alimentação, hábitos e costumes.

A natureza das explicações tradicionais da medicina chinesa não tornam essa prática essencialmente distinta de outros sistemas etno - médicos, exceto porém por sua notável semelhança com a medicina hipocrática - a quem se atribui a origem da moderna medicina cosmopolita. O estudo de sua história revela seu rompimento com algumas tradições "mágicas" e incorporação do conhecimento empírico proveniente de cuidadosas observações, consolidado no que vem sendo chamado do paradigma do Yin - Yang e dos 5 movimentos descrito nos livros clássicos para os orientais ou documentos etnológicos brutos para a antropologia estrutural. Entre os livros clássicos o mais conhecido é, sem dúvida o "Livro do Imperador Amarelo" cujo exemplar mais antigo foi encontrado em um túmulo da dinastia Han (Fu Weikang).


Mecanismos de ação da Acupuntura

Dentro do conhecimento atual de fisiologia, a Acupuntura é um método de estimulação neurológica em receptores específicos, com efeitos de modulação da atividade neurológica em três níveis – local, espinhal ou segmentar, e supra-espinhal ou suprasegmentar.

Já em 1921, Goulden concluiu sobre a participação do Sistema nervoso autônomo na Acupuntura, através dos nervos simpáticos, observando também que os pontos de Acupuntura possuem impedância menor entre si que os pontos próximos ou circunjacentes.

Chiang e Cols, em 1973, demonstraram que o efeito da Acupuntura é conduzido através dos nervos, ao constatarem que o estímulo acupuntural não surtia efeito quando aplicado em área bloqueada por anestésico local.

Chan, 1984, concluiu que muitos dos pontos de Acupuntura correspondem a locais de penetração das fibras nervosas na fáscia muscular, 309 pontos estão localizados sobre terminações nervosas e 286 pontos localizados sobre os principais vasos sanguíneos, rodeados pelos Nervi vasorum, a inervação própria dos vasos sanguíneos. Alguns pontos de Acupuntura correspondem aos pontos gatilhos (Trigger points, em inglês), que são pontos localizados na musculatura, sensíveis ao toque e que condicionam o surgimento de sintomas à distância, como dores de cabeça, por exemplo.

Em 1985, foi descoberto que a aplicação de agulhas de Acupuntura estimulava fibras nervosas específicas e que as sensações produzidas pelo estímulo por acupuntura correspondem àquelas experimentadas pelo estímulo das fibras nervosas do tipo A delta (A δ), como choque, sensação de peso ou parestesia.



Ana Ozz, da redação Bemzen, com pesquisas

CONSULTORA DA MATÉRIA: Solange Belchior - Micropunturista, responsável pelo Centro Técnico IBRAPE
Tel – 11 20936962

e-mail: contato@ibrape.net

  • Envie este link a um amigo
  • Compartilhe em: Compartilhe no Twitter Compartilhe no Facebook Compartilhe no Orkut

Outras Notícias

Comentários

  • #1 daniela aranda locateli re
    11/04/2011 22:16

    sou micropunturista e micropigmentadora, gostei muito da materia e gosto muito de tudo que ajuda a ter qualidade de vida.Obrigada DANIELA ARANDA

Deixe seu comentário

  1. Horóscopo de Novembro As previsões de Titi Vidal
  2. Salmo 46 Para agradecer bênçãos, vitórias, um amor...
  3. Salmo 55 Para afastar inimigos impiedosos e que insistem...
  4. Horóscopo Alcoólico Como cada signo fica quando bebe
  5. Horóscopo Magnético Previsões do Grão-Mago Isaias para a semana...
  6. O poder do incenso! Conheça a função de cada essência
  7. 4 Dicas de Feng Shui para sua Casa Para cuidar da boa energia e harmonizar seu lar
  8. 10 simpatias Para deixar seu casamento protegido
  9. Feng Shui, Simpatias e Signos Dicas para um 2015 inesquecível e feliz
  10. Céu do mês Novembro Previsões de Isabel Mueller para o seu signo
  1. Saúde e Felicidade 5 regras simples para uma Vida Saudável
  2. Horóscopo Conheça os signos mais encrenqueiros do zodíaco
  3. Simpatia Para crescer na vida
  4. 26 de novembro Astra Aniversariante do dia, Horóscopo do Amor,...
  5. Simpatia Contra olho gordo!
  6. 25 de novembro Astra Aniversariante do dia, Horóscopo do Amor,...
  7. Salmo 61 Para a nação conservar a boa reputação,...
  8. 24 de novembro Astra Aniversariante do dia, Horóscopo do Amor,...
  9. Simpatia Achar objetos perdidos
  10. Simpatia Proteção e alegria
  1. Horóscopo Magnético Previsões do Grão-Mago Isaias para a semana...
  2. Simpatia Fim das discussões
  3. Horóscopo Alcoólico Como cada signo fica quando bebe
  4. 07 de novembro Astra Aniversariante do dia, Horóscopo do Amor,...
  5. Seu Astral Lua Cheia de desejos e transformações
  6. Simpatia Para não envelhecer rápido
  7. Simpatia Para soltar a voz
  8. Simpatia Chamar dinheiro
  9. Horóscopo de Novembro As previsões de Titi Vidal
  10. Simpatia Proteção e alegria

Bemzen Shop

© bemzen. Todos os direitos reservados.

Webroom Soluções Interativas