1. Áries
  2. Touro
  3. Gêmeos
  4. Câncer
  5. Leão
  6. Virgem
  7. Libra
  8. Escorpião
  9. Sagitário
  10. Capricórnio
  11. Aquário
  12. Peixes

UM DOM SINGULAR: Aprenda a identificar qual é o seu

  • Envie este link a um amigo
  • Compartilhe em: Compartilhe no Twitter Compartilhe no Facebook Compartilhe no Orkut

O que você sabe fazer de melhor? Qual o seu grande diferencial no mercado de trabalho?
Pode acreditar: você tem algo especial! Um talento todo seu, a espera de ser descoberto, se é que já não o descobriu.
A palavra dom tem origem latina - donu - cujo significado é "presente, dádiva, dotes naturais, aptidão".

Pode ter a certeza que o Criador não esqueceu de lhe dar alguns donus para garantir o certificado de genuidade em cada obra celestial, aliás, a palavra genuíno que também tem origem latina - genuinu - significa "puro, natural, legítimo, sem mistura nem alteração", mas chega de pesquisas latinas, pelo menos por este artigo.
Os dons de uma pessoa ficam mais claros quando estão ligados as artes, música ou esportes, mas na maluca aldeia organizacional também podemos desenvolver e tirar o máximo de proveito daquilo que nos torna únicos, excelentes e genuinus.

Como descobrir e aprimorar o que cada um tem de melhor? Veja algumas dicas:

Autoconhecimento
Eu até tentei, mas não consegui fugir. O melhor caminho é a velha e atualíssima frase: "Conheça-te a ti mesmo!" Mas, como a grande maioria tem problemas com reflexões filosóficas sugiro que você faça uma pequena, simples e bem prática pesquisa sobre si mesmo. Pergunte a algumas pessoas de sua confiança o que elas pensam da sua atuação profissional, se é bom conviver e trabalhar com você, o que você representa na vida delas, quais seus pontos positivos e aqueles que você pode e deve desenvolver. Sugiro que você seja mais pró-ativo e vá até seu chefe e clientes internos e peça um feedback. Ouça com atenção e disposição, pois você receberá presentes maravilhosos. Escolha três ou quatro pessoas, não mais do que isso, não é para fazer um carnaval e sair perguntando para todo mundo, mas sim um pequeno mergulho na relação autopercepção X percepção alheia.

Aperfeiçoe
Tudo pode ser melhorado continuamente. Produtos, processos, relacionamentos e, é claro, sua personalidade. Descoberto o que você faz de melhor, dentro daquilo que você e os outros percebem, podemos partir para a segunda fase. Melhorar, aumentar sua autoconfiança, inovar para tornar mais perceptível os seus donus genuinus. Tenha modelos, escolha pessoas que você admira e procure descobrir um pouco mais sobre a vida delas, sua forma de atuação profissional, a história de sua carreira. Não tente imitar, mas sim se inspirar. É um grave erro querer imitar e tentar fazer tudo igual, cada um é único, e todo processo tem variáveis diferentes. Acima de tudo seja você mesmo e aceite seus limites. Não tente se transformar naquilo que você não é. Procure mudar seus hábitos aos poucos, tenha foco, estude mais e se for necessário procure a ajuda de um mentor ou coach. Lembre-se que tudo tem a hora certa para acontecer, a velocidade dos acontecimentos infelizmente não obedece a nossa vontade.

Não bitole
Aqui a dica é bem simples. Não fique o tempo todo investindo somente no que você tem de melhor, porque apesar de muito importante a sua vida e carreira não pode ser toda baseada em algumas características. Tenha interesse em aprender e desenvolver outros dons que podem estar aí dentro, escondidinhos, loucos para serem descobertos e fazer uma grande revolução em sua carreira. São muitas as pessoas que conhecemos que descobriram ser excelentes negociadores, líderes, profissionais de vendas ou empreendedores após uma certa idade, normalmente, quando o preconceito começa a bater a sua porta. Nunca é tarde para mudar e aprender! Abra a sua cabeça para novos empreendimentos e experiências, novos relacionamentos, hobbies, atividades de lazer, culturais ou religiosas, enfim, encontre uma nova visão do mundo.

A idade pode ser um grande aliado no desenvolvimento e na descoberta de seus dons singulares, não pense que tudo tem de acontecer logo na juventude, como a ascensão na carreira, o melhor emprego, a realização de todos os seus sonhos. Quanto mais cedo esta descoberta acontecer, melhor, mas a inteligência emocional é desenvolvida por meio de experiências no decorrer da vida.

A melhor fruta é aquela que está madura, dela você extrai o melhor sabor, o melhor suco, o mais gostoso caldo. Esta metáfora serve para você leitor, ou seja, se você ainda não encontrou o seu dom singular continue na busca, não desista, porque é apostando e desenvolvendo a sua maturidade que você vai encontrar qual é o sentido da sua vida, qual é sua missão, seu propósito neste planeta, palavra esta que também tem origem latina - propositu - que quer dizer "desígnio, intento, projeto, em ocasião própria, no momento oportuno". É, eu sei que prometi não citar mais origem de palavras latinas, mas não resisti - quem sabe não seja um dom?

Paulo Araújo é palestrante e escritor.

  • Envie este link a um amigo
  • Compartilhe em: Compartilhe no Twitter Compartilhe no Facebook Compartilhe no Orkut

Outras Notícias

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Bemzen Shop



© bemzen. Todos os direitos reservados.

Webroom Soluções Interativas