1. Áries
  2. Touro
  3. Gêmeos
  4. Câncer
  5. Leão
  6. Virgem
  7. Libra
  8. Escorpião
  9. Sagitário
  10. Capricórnio
  11. Aquário
  12. Peixes

Alimentação : Culinária evolutiva

  • Envie este link a um amigo
  • Compartilhe em: Compartilhe no Twitter Compartilhe no Facebook Compartilhe no Orkut

O conceito de culinária evolutiva é uma resposta prazerosa às minhas próprias ansiedades, como ser humano vivo e atuante no terceiro milênio. Através da história de nossa civilização, o alimento foi sempre uma linguagem importante na expressão do homem, individualmente ou em sociedade.

Celebração
Não há festa ou encontro sem comida: o alimento faz parte de nossa celebração, de nosso protesto, de nossa alegria ou angústia. Por outro lado, o alimento que escolhemos é uma resposta de nosso organismo ao chamado da evolução. O corpo do homem evolui e se adapta como resposta às exigências e ofertas do ambiente, do qual o alimento é parte essencial.
Neste momento de nossa história, a ênfase no racional muitas vezes nos ensurdece ao chamado da intuição. Nosso alimento é, muitas vezes, a resposta a um falso estímulo, condicionado pela educação e por hábitos arraigados da sociedade que não correspondem mais à nossa realidade.
É preciso traduzir então, nos alimentos que comemos, nossa consciência ecológica e espiritual mais desperta, nosso mergulho na riqueza energética e mágica que nos cerca, nestes tempos de um novo homem, de uma nova consciência, de um Planeta Terra, em breve, renovado e vivo. Mas, você dirá, e o prazer em tudo isso? Será que temos de nos limitar para sempre a um montinho de folhas sem sabor, a uma vida sem doçura, a uma consciência elevada mas sem delícias?

A culinária evolutiva
Como cozinheira, este temor me acompanhou na trajetória de transição para uma alimentação vegetariana, saudável, sem aditivos, gorduras ou drogas naturais, como açúcar e café, que costumavam dar sabor à vida... Através da culinária evolutiva descobri estas delicias que, a partir de hoje, ofereço a vocês, leitores, nesta coluna. A receita de hoje é só pra dar o gostinho...
Estou em processo constante de criação e canalização e sua resposta, sua experiência e sua opinião são essenciais para o desenvolvimento deste trabalho!


Tortinhas de Laranja

Ingredientes
Massa: 1 xícara de farinha de centeio, 1 gema, 50 gramas de tofu firme, uma pitada de sal
Recheio: 1 banana, 80 gramas de tofu, 2 laranjas picadas com a pele, casca de ½ laranja, 3 colheres de sopa de mel, 1 colher de sopa de agar-agar em pó dissolvido e fervido em ½ xícara de água, tirinhas de damasco seco

Modo de Fazer
Massa: misturar a farinha com o tofu e o sal até obter uma mistura esfarelada. Acrescentar a gema e amassar bem com as mãos até obter uma massa homogênea. Abrir com o rolo numa superfície enfarinhada até a massa ficar fina, com 2 ou 3 mm de espessura. Com a massa bastante enfarinhada para não grudar, colocar nas forminhas (sem apertar) e levar ao forno médio para assar por 30 minutos, tomando o cuidado de não deixar tostar muito, para que a massa fique macia.
Recheio: bater os ingredientes no liquidificador, acrescentando por último o agar-agar dissolvido, já depois de ter tirado as forminhas do forno e desenformado. Rechear as forminhas imediatamente depois de bater o recheio, pois o agar- agar começa a endurecer rápido. Enfeitar com as tirinhas de damasco. Dá aproximadamente 10 tortinhas.

Cada porção contém: 123 calorias; 10,6% de gordura; 79,3% de carboidratos; 10,1% de proteína
1,5 g de gordura; 24,4 g de carboidratos; 3,7 g de fibras; 3,1 g de proteína; 19 mg de colesterol

Site: www.clipfit.com
E-mail: noga@clipfit.com
 

  • Envie este link a um amigo
  • Compartilhe em: Compartilhe no Twitter Compartilhe no Facebook Compartilhe no Orkut

Outras Notícias

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Bemzen Shop



© bemzen. Todos os direitos reservados.

Webroom Soluções Interativas